Em visita a Sarney, Ideli Salvatti defende aprovação da proposta
LOC: A NOVA MINISTRA DAS RELAÇÕES INSTITUCIONAIS, IDELI SALVATTI, DEFENDEU NO SENADO A APROVAÇÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO QUE GARANTE À CASA PRAZO PARA VOTAR MEDIDAS PROVISÓRIAS.
LOC: EM VISITA AO PRESIDENTE JOSÉ SARNEY, A MINISTRA DISSE TAMBÉM ESPERAR QUE OS SENADORES POSSAM MODIFICAR O CÓDIGO FLORESTAL JÁ APROVADO PELA CÂMARA DOS DEPUTADOS. A REPORTAGEM É DE HÉRICA CHRISTIAN
A primeira visita da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, um dia após ser empossada no cargo, foi à presidência do Senado. Ela destacou a ótima relação com os senadores ao lembrar do mandato que teve de 2003 a 2011. Ideli Salvatti defendeu o trabalho em parceria com o Senado para a votação de projetos considerados prioritários para o Palácio do Planalto. Entre eles, o Código Florestal. A ministra espera que os senadores modifiquem o projeto já aprovado pela Câmara dos Deputados. Segundo ela, o Palácio do Planalto defende uma proposta consensual que atenda aos agricultores e aos ambientalistas. (Ideli1) As modificações serão feitas no Senado e o projeto voltará à Câmara. Para todos nós é muito importante que tenhamos capacidade de dar garantia e condição de produção para nossa agricultura, principalmente para a familiar, com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente. (REP) A ministra declarou ainda apoio à Proposta de Emenda à Constituição que define prazos de votação de medidas provisórias na Câmara e no Senado. (Ideli) Vamos buscar construir uma proposta, uma alternativa que atenda ao pleito. Isso é uma negociação entre as duas Casas. Não há nenhum pleito no Senado de forma vigorosa de mudanças mais significativas. Essa do prazo é uma reivindicação justa, legítima e que vamos buscar atender. (REP) O líder do governo, senador Romero Jucá, do PMDB de Roraima, reafirmou a expectativa de um bom relacionamento do Congresso Nacional como o Executivo com a nomeação de Ideli Salvatti. (Jucá) Primeiro é ampliar o relacionamento com o Congresso Nacional, chegar mais junto e ouvir mais o Congresso que quer ser ouvido. O Senado em especial porque tem muito a contribuir. A ministra Ideli é experiente que conhece a Casa e tem canal e trânsito com os senadores. É alguém que vai ampliar o diálogo. Vamos trabalhar a quatro mãos: a liderança do governo em conjunto com o Ministério visando a aprovação de projetos e a resolução dos problemas. (REP) O projeto de Código Florestal será debatido em três Comissões e as mudanças no rito de votação das medidas provisórias estão na Comissão de Constituição e Justiça.