Boletim.leg - edição das 22h
Comissões permanentes são instaladas e elegem presidentes para os próximos dois anos. Senadora diz que reforma agrária pode frear desmatamento ilegal no país.
Transcrição
COMISSÕES PERMANENTES SÃO INSTALADAS E ELEGEM PRESIDENTES PARA OS PRÓXIMOS DOIS ANOS
Reeleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o senador Davi Alcolumbre, do União do Amapá, se comprometeu em definir a pauta com os líderes partidários e com os integrantes do colegiado.
SENADORA DIZ QUE REFORMA AGRÁRIA PODE FREAR DESMATAMENTO ILEGAL NO PAÍS
... EU SOU ______________________ E ESTE É O BOLETIM PONTO LEG
O PRESIDENTE DA COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO E JUSTIÇA CONSIDERA QUE O GOVERNO NÃO DEVE ENVIAR UM NOVO PROJETO DE REFORMA TRIBUTÁRIA. JÁ OPOSIÇÃO VAI DEFENDER A VOTAÇÃO DE PROPOSTAS QUE TRATAM DA PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA E DOS MANDATOS DE MINISTROS DO STF. REPÓRTER HÉRICA CHRISTIAN:
Reeleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça, o senador Davi Alcolumbre, do União do Amapá, se comprometeu em definir a pauta com os líderes partidários e com os integrantes do colegiado. Entre as prioridades está a Reforma Tributária. Ele pondera que o governo não deve enviar uma terceira proposta.
não dá para o governo mandar um novo texto. Nós temos a PEC 110 e a PEC 45. Então, é pegar o debate de quatro anos, sentar com governo na mesa e tentar discutir um texto consensuado e incorporar, se for necessário, manifestação do governo. Mas eu sou contra o governo inventar um novo texto para começar tudo de novo.
O senador Sérgio Moro, do União do Paraná, citou que entre as prioridades estão a prisão em segunda instância e mandato de oito anos para ministros do Supremo Tribunal Federal.
a prisão em segunda instância. É um projeto que até já foi aprovado, mas se for rediscutir, tem que passar por lá. Há um desejo de fazer uma reforma do Judiciário, tem, por exemplo, essa discussão sobre mandatos para novos ministros do Supremo Tribunal Federal
O vice-presidente da Comissão de Constituição ainda será eleito entre os 27 integrantes do colegiado.
A COMISSÃO DE ASSUNTOS ECONÔMICOS TERÁ VANDERLAN CARDOSO NA PRESIDÊNCIA. O SENADOR AFIRMOU QUE VAI BUSCAR A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS QUE AFETAM A ECONOMIA BRASILEIRA. REPÓRTER JANAÍNA ARAÚJO.
A Comissão de Assuntos Econômicos elegeu o senador Vanderlan Cardoso, do PSD de Goiás, como presidente do colegiado. Ele chamou a atenção para o importante papel da CAE.
Vanderlan - Assuntos econômicos são questões que afetam a vida de cada cidadão. Assuntos como taxa Selic, inflação, dívida pública, carga tributária e tantos outros temas que dominam o noticiário e estão no centro das atenções passam diretamente por esta comissão. Reafirmo aqui a disposição para debatermos esses temas o tanto quanto for necessário para amadurecermos soluções e resolvermos problemas antigos que afetam nossa economia.
O senador ainda ressaltou o trabalho feito no biênio anterior na Comissão de Ciência e Tecnologia quando esteve à frente do colegiado que aprovou projetos para inserir o Brasil na era da internet 5G. A próxima reunião da Comissão de Assuntos Econômicos está marcada para terça-feira às 9h da manhã.
A SENADORA SORAYA THRONICKE VAI PRESIDIR NOVAMENTE A COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA. ELA DEFENDEU O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO E A DISTRIBUIÇÃO DE TERRAS COMO FORMA DE COMBATER O DESMATAMENTO ILEGAL. REPÓRTER MAURÍCIO DE SANTI:
Soraya Thronicke destacou a importância do agronegócio para a economia brasileira. Ela lembrou que esse foi o único setor que registrou crescimento no primeiro ano da pandemia de covid-19. A senadora do União de Mato Grosso do Sul também reafirmou a importância da distribuição de terras no Brasil. Para Soraya Thronicke, a reforma agrária é mais uma ferramenta para combater o desmatamento ilegal:
A reforma agrária é uma ferramenta de inclusão social, com toda certeza. Mas também é a primeira medida necessária para que o desmatamento ilegal seja erradicado no nosso País. Distribuir terras é sinônimo de multiplicar fiscais ambientais, que certamente poderão fiscalizar e denunciar em tempo real qualquer intervenção ilegal em áreas nativas.
Soraya Thronicke volta ao comando da Comissão de Agricultura e Reforma e Agrária depois de ter presidido o colegiado no biênio 2019-2020. O vice-presidente da comissão será escolhido na próxima reunião.
O PLENÁRIO VAI ANALISAR NESTA QUINTA-FEIRA O PROJETO QUE ALTERA A POLÍTICA FEDERAL DE SANEAMENTO BÁSICO PARA ESTABELECER QUE A UNIÃO DEVERÁ ESTIMULAR O USO DE ÁGUAS DA CHUVA E DE REÚSO EM NOVAS CONSTRUÇÕES E EM ATIVIDADES PAISAGÍSTICAS, AGRÍCOLAS, FLORESTAIS E INDUSTRIAIS.
A SESSÃO ESTÁ MARCADA PARA ÀS DEZ HORAS DA MANHÃ.
OUTRAS NOTÍCIAS ESTÃO DISPONÍVEIS EM: SENADO.LEG.BR/RADIO.