Ir para conteúdo principal

Os 35 anos da Convenção sobre os Direitos das Crianças são celebrados no Senado

26/11/2024, 16h34

O Plenário do Senado celebrou em sessão especial, nesta terça-feira (26), os 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança. O senador Paulo Paim (PT-RS), autor do requerimento para a celebração, destacou os desafios das políticas públicas para as crianças. Apesar dos progressos, disse que os passos ainda são lentos e alertou para o risco de retrocessos em áreas vitais. Ele reafirmou o compromisso com todas as crianças, especialmente das famílias mais vulneráveis.

A sessão teve a participação das meninas Maria Estrela Aires Diniz e Clarisse Ratis Trindade, que defenderam o direito a uma infância digna, à justiça social e ao meio ambiente protegido. "Quanto as crianças e jovens serão realmente prioridade?", indagaram. Elas leram o manifesto Para garantir Direitos é Preciso Proteger o Planeta.

Além de Paim e das crianças, discursaram Macaé Evaristo, ministra de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania; as deputadas federais Maria do Rosário (PT-RS) e Daiana Santos (PCdoB-RS); Suelaine Carneiro, coordenadora de Educação e Pesquisa de Geledés Instituto da Mulher Negra e integrante da Rede de Ativistas pela Educação do Fundo Malala no Brasil; Rivana Ricarte, defensora pública do Acre e presidente da Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep); Catarina Lorenzo, jovem ativista do Unicef pela justiça climática; João Vitor Paiva, ovem ativista do Unicef pelos direitos das pessoas com deficiência; e Youssouf Abdel-Jelil, representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Brasil.

A sessão especial teve também uma apresentação musical de Roda de Toré, de povos originários.

Últimos vídeos



Mais vistos