Senado se ilumina de lilás e rosa para divulgar pautas de saúde

Da Comunicação Interna | 05/06/2023, 16h11

O Senado recebe iluminação lilás em sua cúpula e torre, nesta terça (6) e quarta-feira (7), em alusão ao Dia Nacional do Teste do Pezinho, a pedido do Ministério da Saúde. Na quinta-feira (8) e na sexta (9), a cor muda para rosa, chamando a atenção ao mês mundial de conscientização sobre a Linfangioleiomiomatose (LAM), por solicitação da Alambra, associação de portadores da doença no Brasil.

Nesta segunda-feira (5), a Casa continua a receber iluminação verde, em referência à campanha de preservação de recursos naturais iniciada em 1º de junho. No sábado (10) e domingo (11), a iluminação verde será retomada.

As datas

O dia do Teste do Pezinho é promovido pelo governo federal anualmente em 6 de junho para divulgar o exame responsável por detectar doenças congênitas em recém-nascidos. Em 2021, por força da Lei 14154, de 2021, o rol de doenças detectáveis pelo procedimento foi ampliado de seis para 50.

Já a LAM é considerada uma doença rara, descrita na literatura médica pela primeira vez em 1937. Ela é caracterizada pela presença de cistos nos pulmões. Conforme a Alambra, a doença atinge mais homens e pode estar associada a tumores de gordura e outros tecidos encontrados nos rins.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)