Sancionada lei que cria o Dia da Mulher Sambista

Da Agência Senado | 05/04/2024, 10h23

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou nessa quinta-feira (4) lei que cria o Dia Nacional da Mulher Sambista, a ser comemorado em 13 de abril. A data marca o nascimento da cantora, compositora e instrumentista carioca Yvonne Lara da Costa (1922-2018), mais conhecida como Dona Ivone Lara. A Lei 14.834, publicada nesta sexta-feira (5) no Diário Oficial da União (DOU), não teve vetos e já está em vigor.

A norma é oriunda do projeto de lei (PL) 3.057/2021, da Câmara dos Deputados. Para o relator da proposta na Comissão de Educação e Cultura (CE), o senador Cid Gomes (PSB-CE), o objetivo é dar visibilidade às sambistas e reconhecer a importância das mulheres nesse gênero musical.

“A instituição da data comemorativa dará visibilidade a outras mulheres brasileiras, que se destacaram e ainda hoje assumem um papel proeminente na história do samba”, diz o senador em seu relatório.

Biografia

Dona Ivone Lara nasceu na cidade do Rio de Janeiro provavelmente em 1921, apesar de haver divergência entre biógrafos sobre a data. Bisneta de escravos, teve contato com a música tanto no ambiente familiar, onde ouvia samba e choro, quanto no colégio interno para onde foi após se tornar órfã da mãe, onde aprendeu hinos cívicos e coros regidos pelo maestro Heitor Villa-Lobos.

Foi a primeira mulher a escrever um samba-enredo no Carnaval carioca, em 1965. Ivone também era enfermeira, e se aposentou da profissão aos 77 anos, passando a se passou a dedicar somente à vida artística, que contou com mais de dez álbuns produzidos. Ela faleceu no dia 16 de abril de 2018, aos 97 anos, por insuficiência cardiorrespiratória.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)