Google Arts & Culture lança exposição em celebração ao bicentenário do Senado

Da Agência Senado | 25/03/2024, 17h46

selo_senado_200_anos
Os 200 anos do Senado estão agora retratados no Google Arts & Culture que, nesta segunda-feira (25), lançou uma nova mostra virtual com o acervo artístico, tour virtual com Street View e histórico dos espaços físicos projetados por Oscar Niemeyer. O anúncio foi feito pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, durante a sessão especial comemorativa do bicentenário.

O Google Arts & Culture e o Senado uniram-se em parceria para criar uma mostra on-line com temas, imagens e narrativas que destacam o acervo da Casa. A coleção conta com nove exposições, incluindo 290 fotos do edifício e obras de arte do Museu do Senado, localizado no Salão Nobre.

— Trata-se de um conjunto de ferramentas que permite ao usuário, dentre outras funcionalidades, simular passeios pelas galerias de uma instituição cultural brasileira como se estivesse utilizando o Google Street View. Com essa parceria, o Senado abre suas portas ao mundo, ao permitir que qualquer pessoa com acesso à internet conheça suas instalações e sua história como se estivesse de fato caminhando pelos seus corredores  — explicou Pacheco.

Durante a sessão, que contou com a presença do presidente do Google Brasil, Fábio Coelho, foi apresentado um vídeo demonstrando as novas funcionalidades.

Acervo

O Senado abriga um valioso acervo do patrimônio artístico brasileiro, com obras de artistas ilustres, “traduzindo-se em valores históricos e culturais incalculáveis, motivo de orgulho para todos”, segundo Pacheco.

Conforme o presidente da Casa, a parceria, que faz parte das celebrações dos 200 anos do Senado, proporciona uma imersão na rica coleção que contém, por exemplo, quadros, painéis, gravuras, tapeçarias e esculturas em estilos diversos de Burle Marx, Alfredo Ceschiatti, Di Cavalcanti, Marianne Peretti, entre outros artistas de renome. São peças importantes que retratam a grandeza da produção artística no país.

— O Google, por meio do Google Arts & Culture, trabalha com instituições do mundo todo promovendo o acesso de todas as pessoas a obras que permitem conhecer mais sobre a nossa cultura e história. Hoje estamos muito felizes de poder fazer parte da celebração do bicentenário do Senado, levando mais de 300 imagens do seu rico acervo às telas dos brasileiros e permitindo ainda uma visita pelos seus históricos corredores e salões —informou o presidente do Google Brasil, Fábio Coelho.

As nove exposições lançadas — entre as quais “Conhecendo as obras de arte do Senado”, “Athos Bulcão faz parte do Senado Federal”, “Marianne Peretti pelo Senado Federal”, “Conheça o ato da assinatura do projeto da primeira Constituição” e “Pós 8 de janeiro: reflexões” — estão disponíveis, em inglês e português, no site e no aplicativo Google Arts & Culture para Android ou iOS.

A homenagem aos 200 anos do Senado também é uma expansão do projeto Explore Brasília, de 2021, ambientada no Google Arts & Culture.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)