Comissão de Esporte vai debater possível manipulação de resultados no futebol

Da Agência Senado | 14/03/2024, 17h52

A Comissão de Esporte (CEsp) vai promover uma audiência pública para debater suspeitas de manipulação de resultados no campeonato brasileiro de futebol de 2023. O debate está marcado para quarta-feira (20), logo após a parte deliberativa da reunião da comissão, marcada para as 10h30. O requerimento para a audiência (REQ 1/2021) foi apresentado pelos senadores Carlos Portinho (PL-RJ) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Para o debate, estão convidados os presidentes do Londrina Esporte Clube, Getúlio Marques Castilho, e do Tombense Futebol Clube, Lane Gaviolle. Realizada em 19 de maio do ano passado, uma partida entre Tombense e o Londrina, pela série B, está entre as suspeitas de terem resultado manipulado com vistas ao favorecimento de apostadores que acertaram o nome do time com maior número de cartões amarelos. O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) discursou sobre o tema, na última terça-feira (12).

Também constam da lista de convidados os diretores da empresa Good Game!, Thierry Hassanaly, e da Sociedade Anônima do Futebol do Botafogo, Thairo Arruda. Conforme publicações na imprensa esportiva, a Good Game! analisou alguns jogos do campeonato da série A do brasileirão 2023 e identificou possíveis manipulações de resultados, a partir de decisões da arbitragem, que teriam, em tese, prejudicado o time do Botafogo na disputa pelo título. Depois de passar a maior parte do campeonato como líder, o time carioca acabou em 5º lugar, atrás do Flamengo, Atlético, Grêmio e Palmeiras.

O debate está marcado para ocorrer na Sala 13 da Ala Senador Alexandre Coelho e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)