Petecão elogia MPF por investigação sobre cartel de companhias aéreas no Acre

Da Agência Senado | 13/03/2024, 12h25

Em pronunciamento no Plenário na terça-feira (12), o senador Sérgio Petecão (PSD-AC) destacou a investigação do Ministério Público Federal no Acre, que revelou a existência de um suposto esquema de cartel formado pelas companhias aéreas Latam e GOL, as duas únicas a operarem no Acre. Ele destacou que a denúncia do MPF apenas reforça preocupações já levantadas pela bancada federal do estado, tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado.

— Espero que o Ministério Público estadual também se posicione, porque esse tema é um tema que está sendo, todos os dias, discutido em nosso estado. Eu até acho que o Ministério Público Federal demorou, porque as empresas sempre usam esse argumento do preço das passagens — enfatizou Petecão.

O senador questionou a atuação das companhias aéreas brasileiras que não disponibilizam voos regulares para o estado. Segundo o senador, passageiros enfrentam dificuldades com a baixa frequência de linhas, citando especificamente o voo da Gol entre Cruzeiro do Sul e Rio Branco. Petecão defendeu a aprovação de um projeto de lei (PL 4.715/2023) de sua autoria, com objetivo de viabilizar a operação de voos internacionais para incluir o Acre na rota das companhias. Isso poderia aumentar a competitividade e melhorar o acesso da população aos serviços aéreos:

— Nós estamos lá na fronteira com o Peru e a Bolívia. Eu quero saber qual é o problema de um voo que está em Cusco, uma das cidades mais visitadas do mundo, fazer uma perna e passar pelo Acre. Ele está a 30 minutos de Rio Branco, da nossa capital, ou de Cruzeiro do Sul, que é a segunda cidade mais importante do estado. [...]. As pessoas estão indo para Cobija, capital de Pando, que é a fronteira com Brasileia e Epitaciolândia, para poder pegar voos e ir para o Nordeste [...] o nosso projeto trata exatamente de abrir — explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)