Senado vai celebrar Dia Mundial da Água

Da Agência Senado | 05/03/2024, 19h32

O Senado vai promover uma sessão especial para celebrar o Dia Mundial da Água, data que busca destacar a relevância do recurso natural para a sobrevivência dos seres vivos e para as atividades cotidianas. Requerimento com esse objetivo foi aprovado nesta terça-feira (5) junto com outros pedidos de senadores para a promoção de sessões a fim de celebrar datas e homenagear instituições.

Autora do pedido (RQS 123/2024) de comemoração do Dia Mundial da Água, a senadora Leila Barros (PDT-DF) destacou que o recurso natural deve ser foco de atenção e de políticas públicas.

“É fundamental discutirmos a preservação e o uso sustentável da água. Precisamos também debater sobre as razões da alta incidência de secas e de inundações no país e sobre as políticas públicas e medidas necessárias para mitigá-las”, defendeu a senadora.

A data, celebrada anualmente no dia 22 de março, foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com a finalidade de alertar a população sobre a necessidade de preservação do recurso.

Procuradores do Trabalho

Os senadores também aprovaram requerimento (RQS 118/2024) de Lucas Barreto (PSD-AP) para celebrar os 45 anos de criação da Associação Nacional dos Procuradores e das Procuradoras do Trabalho (ANPT). A ideia, segundo Barreto, é que a sessão especial seja parte da programação comemorativa do 27º Congresso Nacional de Procuradores e as Procuradoras do Trabalho, que acontecerá em Brasília, de 11 a 14 de abril.

Eubiose

Outra homenagem prevista é uma sessão para comemorar os 100 anos de fundação da Sociedade Brasileira de Eubiose. O movimento, instalado no Brasil em 1921, prega a vivência em perfeita harmonia com as leis universais e dá ênfase à educação como forma de transformação da sociedade. 

O senador Nelsinho Trad (PSD-MS), autor do RQS 71/2024, destaca que o Dia Nacional da Eubiose é comemorado em 10 de agosto desde a promulgação da Lei 13.626, em 2018.

Sukyo Mahikari

Também de autoria de Nelsinho Trad, o RQS 727/2023 pede a promoção de sessão especial destinada a homenagear os 50 anos da Sukyo Mahikari do Brasil. Fundada no Japão, em 1959, a organização religiosa vai comemorar o marco histórico em 19 de agosto.

As datas e horários das sessões especiais serão agendadas pela Secretaria-Geral da Mesa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)