Educação midiática no Brasil é tema de debate na CE nesta quinta

Da Agência Senado | 28/02/2024, 15h52

A Comissão de Educação e Cultura (CE) faz nesta quinta-feira (29), às 14h, audiência pública interativa remota para discutir desafios e perspectivas para a educação midiática no Brasil.

A educação midiática é um conjunto de habilidades para analisar, criar e participar de maneira crítica do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos, dos impressos aos digitais. A educação midiática promove competências que permitem aos indivíduos — crianças, jovens e adultos — formar senso crítico sobre informações. O objetivo é capacitar as pessoas a filtrar o que é informação confiável, para que não corram o risco de assimilar notícias falsas (fake news) e desinformação. Também busca capacitar o público para diferenciar fatos de opiniões, por exemplo, e como produzir e compartilhar mensagens com responsabilidade.

A iniciativa é do senador Flávio Arns (PSB-PR), de acordo com requerimento aprovado na CE no dia 20 (REQ 142/2023 — CE). 

O debate contará com a participação, já confirmada, da presidente do Instituto Palavra Aberta, Patrícia Blanco; do diretor do Departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), Fabio Meirelles; do presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), Ismar de Oliveira Soares; e do jornalista, educador e ex-coordenador da Unesco MIL Alliance, Alexandre Le Voci Sayad. 

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)