Beto Faro celebra avanços na economia e boas perspectivas para 2024

Da Agência Senado | 27/02/2024, 17h30

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (27), o senador Beto Faro (PT-PA) comemorou os "bons resultados" da economia brasileira, atribuindo os avanços ao atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o senador, apesar das previsões pessimistas do mercado no início de 2023, as medidas adotadas pelo governo apresentaram resultados que superaram as expectativas para o ano passado. 

De acordo com o parlamentar, ações como valorização do salário-mínimo (Lei 14.663/ 2023), isenção do Imposto de renda para baixos salários (MP 1.206/2024) e a reforma tributária (EC 132, de 2023), “contribuíram para melhoria na vida do povo brasileiro".

 — Todas essas ações foram acompanhadas da busca pela recomposição da base fiscal e da arrecadação perdida pelo Estado brasileiro nos últimos anos [...]. Fica evidente que o Ministério da Fazenda conseguiu colocar o pobre de volta no orçamento sem criar problemas nas contas públicas — disse. 

O senador ainda rebateu previsões negativas para o ano de 2024. Segundo Beto Faro, a redução da taxa de juros e estímulos à economia através da indústria e agricultura, combinados com políticas sociais e de recuperação do mercado de crédito, permitem antever um cenário positivo:

— Estamos convictos de que teremos um ano de conquistas ainda mais substanciais na economia, pois temos a combinação de uma série de variáveis internas promissoras, capazes, inclusive, de atenuar eventuais turbulências externas. A maior redução na taxa de juros e dos níveis de inadimplência resultarão na recuperação do mercado de crédito e da atividade econômica. Já a redução do desemprego e a valorização real do salário mínimo aumentam a capacidade de consumo da população, impulsionando a economia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)