Pesquisa sobre violência contra a mulher é tema de debate na quarta

Da Agência Senado | 26/02/2024, 20h01

A 10ª edição da Pesquisa Nacional da Violência contra a Mulher será discutida nesta quarta-feira (28), às 14h30, durante audiência pública interativa na Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher (CMCVM). No debate também será divulgado o Mapa Nacional da Violência de Gênero, produzido a partir da pesquisa. O Mapa, que mostra os dados por estadofoi selecionado para uma apresentação na Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova Iorque, em março, Mês da Mulher. 

Elaborada pelo DataSenado, instituto de pesquisas do Senado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), a pesquisa, concluída em novembro do ano passado, revelou que 30% das brasileiras já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por homens. Os resultados do estudo foram regionalizados, indicando que esse índice é uniforme (considerando as margens de erro) em todo território nacional. O  levantamento aponta que a percepção feminina majoritária (62%) é a de que o Brasil é um país “muito machista”. 

No requerimento da audiência, a senadora Augusta Brito (PT-CE) argumenta que a pesquisa é a maior e mais longa série histórica sobre a temática no país e ouviu mais de 21 mil mulheres na edição de 2023. Trata-se de uma pesquisa de alcance nacional que teve a amostra ampliada de modo a permitir, pela primeira vez, análises estaduais”, diz.

O Mapa Nacional da Violência de Gênero revela um alto índice de subnotificação policial. Ou seja, uma grande quantidade de mulheres vítimas de violência não registraram as agressões junto às autoridades policiais. O documento mostrará uma série de gráficos e formatos de visualização amigáveis e acessíveis, que apresentam séries históricas, bem como recortes regionais e étnico-raciais. 

Debatedores

Além da senadora Zenaide Maia (PSD-RN), procuradora especial da Mulher, foram convidadas para participar da audiência a chefe de Pesquisa do DataSenado, Isabela de Souza Lima Campos; a coordenadora do Observatório da Mulher Contra a Violência, Maria Teresa Fröner; e a coordenadora do Instituto Avon, Beatriz Accioly Lins. 

A Pesquisa Nacional da Violência contra a Mulher também teve participação da Procuradoria Especial da Mulher do Senado. O Mapa Nacional da Violência de Gênero é elaborado em conjunto com o Instituto Avon e a organização de jornalismo de dados Gênero e Número.

A audiência pública acontecerá no Plenário 2 da Ala Senador Nilo Coelho, no Senado Federal, com transmissão ao vivo pelo canal da TV Senado no YouTube e participação virtual da sociedade.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)