Aprovada em comissão, MP do Ministério do Empreendedorismo vai à Câmara

Da Redação | 14/12/2023, 10h44

A medida provisória (MP) 1.187/2023que criou o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, foi aprovada nesta quarta-feira (13) pela comissão mista encarregada de sua análise. O texto, pelo qual o governo desmembrou o Ministério da Indústria e Comércio, foi aprovado na forma do projeto de lei de conversão (PLV) 19/2023, apresentado pelo relator, deputado Ricardo Silva (PSD-SP). A MP agora segue para a análise dos plenários da Câmara dos Deputados e do Senado.

O relator acrescentou dispositivos relacionados a ações da pasta em apoio aos empreendedores. Além disso, a versão do deputado inclui na MP trecho pelo qual o Ministério do Empreendedorismo poderá firmar acordos de cooperação técnica com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que prestará apoio à implementação e à avaliação das políticas sob a atenção da pasta.

— As microempresas e as empresas de pequeno porte são formadas por quase 21 milhões de empreendimentos no Brasil, o que representa, segundo dados do Sebrae, aproximadamente 99% do total das empresas nacionais, 27% do PIB nacional e 54% dos empregos formais — disse o relator.

Presidente da comissão mista, o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) afirmou que a criação da pasta garante maior atenção federal a um setor essencial para a economia.

— A justificativa é a maior atenção a um setor vital para a nossa economia, que, com o novo ministério, acabará tendo uma instância própria para discutir demandas, propor medidas e ter um diálogo mais efetivo com o Poder Executivo. Afinal, são as micro e pequenas empresas que mantêm o fôlego da economia brasileira — disse Kajuru, para quem a criação do ministério resultará em geração de empregos, distribuição de renda e diminuição das desigualdades sociais.

O Ministério do Empreendedorismo tem como titular Márcio França (PSB), que deixou o Ministério dos Portos e Aeroportos, agora sob comando de Silvio Costa Filho (Republicanos).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)