Chico Rodrigues defende a derrubada de veto ao marco temporal

Da Agência Senado | 13/12/2023, 19h30

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR), em pronunciamento no Plenário nesta quarta-feira (13), voltou a defender a derrubada do veto ao marco temporal (PL 2.903/2023), argumentando que o texto original reafirma, a seu ver, a tese estabelecida na Constituição. O parlamentar destacou a importância do agronegócio para a recuperação econômica e o equilíbrio fiscal do Brasil. 

Rodrigues ressaltou a importância de harmonizar as demandas de proteção ambiental, considerando também os pleitos dos produtores agrícolas. Ele enfatizou que a agricultura e a pecuária dependem de garantias legais. 

— Em um país complexo e diverso como o nosso, é preciso pensar e agir com muito equilíbrio e cautela, não se pode desconsiderar todo um contexto econômico, produtivo e demográfico que necessita de segurança jurídica para continuar produzindo — ressaltou. 

O senador também voltou a demonstrar preocupação com propostas de ampliação de áreas de proteção ambiental que, segundo ele, afetariam os agricultores locais. 

— É o caso, por exemplo, da criação de uma nova floresta, com expansão do Parque Nacional do Viruá e da Estação Ecológica do Maracá, medidas que assombram os agricultores locais, até pelo risco de perderem as suas terras e os seus cultivos — citou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)