Confúcio chama atenção para o baixo desempenho dos estudantes brasileiros

Da Agência Senado | 05/12/2023, 18h20

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (5), lamentou o resultado dos indicadores educacionais do Brasil, revelados no Pisa 2022 e divulgados esta terça. O exame internacional avalia o desempenho de estudantes de 15 a 16 anos em matemática, leitura e ciências. Confúcio destacou que o país continua abaixo da média entre os 81 países avaliados, mesmo com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) considerando que a estagnação na qualidade do aprendizado foi irrelevante. Para o parlamentar, faltou investimento no setor.

— São muitos os indicadores que explicam o nosso atraso e as injustiças relacionadas à educação. [...] O Brasil não pode mais conviver com indicadores que nos entristecem e nos envergonham perante toda a comunidade internacional — afirmou.

O senador lamentou a situação e ressaltou a importância de garantir educação de qualidade acessível a todas as crianças. Ele salientou que a solução dos problemas econômicos e sociais do Brasil depende da igualdade de oportunidades proporcionada pela educação. O parlamentar avaliou a importância de viabilizar transformações no sistema educacional, apontando para experiências positivas em alguns estados, como Pernambuco, Ceará e Piauí.

— Não existe a bala de prata. Existem as boas experiências brasileiras não só dos estados mais ricos da Federação, como os bons exemplos de Pernambuco, os bons exemplos do Ceará, os bons exemplos do Piauí e os bons exemplos de outros estados da Federação que possuem municípios que fazem igual ou melhor a muitos países europeus — sustentou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)