CDH lança livro em homenagem a Luiz Gushiken

Da Redação | 04/12/2023, 11h28

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) promoveu nesta segunda-feira (4) o lançamento do livro A Nova Ordem — Luiz Gushiken, da jornalista Fernanda Otero. A publicação é uma homenagem ao ex-sindicalista, deputado federal e ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da República, falecido em 2013, aos 63 anos.

O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS), destacou a participação de Luiz Gushiken na Assembleia Nacional Constituinte. Eleito pelo estado de São Paulo, o homenageado era um dos oito integrantes da bancada do PT — ao lado do próprio Paim e do atual presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

— Tivemos a alegria e o prazer de beber da fonte da inteligência de Luiz Gushiken. Ele foi fundamental na Constituinte para manter o grupo todo unido e ampliado além dos parlamentares só do PT. Viva longa às ideias de Luiz Gushiken — disse Paim.

Para a autora do livro, jornalista Fernanda Otero, o ex-parlamentar “fez história por onde passou”.

— Era um articulador sempre pronto ao diálogo. Uma de suas grandes qualidades era a capacidade de interagir com os divergentes. Ele pregava que a gente não podia pensar pequeno. Não poderíamos chegar longe se a gente pensasse pequeno — afirmou.

O lançamento contou com um depoimento gravado de Ricardo Berzoini, ex-deputado federal e ministro do Trabalho; das Comunicações; da Previdência Social; e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.

— Luiz Gushiken faleceu há dez anos, mas suas ideias e lembranças continuam entre nós. Um grande companheiro que construiu o PT e a vitória do presidente Lula em 2002. Ele teve um papel fundamental nas reflexões da esquerda brasileira. Homenageá-lo significa reconhecer que a sua trajetória marcou de maneira profunda, criativa e diferenciada a história da construção da representação sindical e partidária dos trabalhadores no Brasil — disse.

O lançamento contou ainda com a presença do presidente do PT no Distrito Federal, Jacy Afonso, e do jornalista escritor Washington Araújo. O livro A Nova Ordem — Luiz Gushiken reúne depoimentos de 67 pessoas que conviveram com o ex-sindicalista, deputado federal e ministro. Entre eles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ex-presidente Dilma Rousseff.

Além dos textos, a obra conta com uma coletânea de imagens selecionadas por Esdras Martins, fotógrafo que registrou manifestações de trabalhadores em São Paulo. A publicação está disponível no site da Fundação Perseu Abramo.

Com informações da CUT

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)