CAS discutirá cobertura de cirurgia intrauterina pelo SUS

Da Agência Senado | 22/11/2023, 11h17

O diagnóstico da mielomeningocele e a cobertura da cirurgia de correção intrauterina pelo Sistema Único de Saúde (SUS) serão objeto de audiência pública na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em data a ser definida. O requerimento (REQ 125/2023 — CAS) é do senador Flávio Arns (PSB-PR) e foi aprovado pelo colegiado nesta quarta-feira (22).

Arns argumenta que a baixa oferta de diagnóstico precoce na gestação, a indisponibilidade de cirurgia intrauterina no SUS e a inexistência de acompanhamento em saúde ao longo da vida ampliam a angústia e a preocupação das famílias de crianças que nascem com mielomeningocele, um defeito na coluna vertebral e na medula espinhal, verificado nas primeiras semanas de gestação. Para o parlamentar, é fundamental discutir as evidências científicas para a inclusão da cirurgia fetal de correção da doença no setor público de saúde.

Também foi aprovado pela CAS requerimento de audiência pública sobre o Plano de Acessibilidade do Senado Federal para o biênio 2024/2025 (REQ 126/2023 — CAS). A autora é a senadora Mara Gabrilli (PSD-SP).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)