Após reunião com Lula, Pacheco recebe Romeu Zema para discutir dívida de MG

Da Agência Senado | 22/11/2023, 18h10

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu nesta quarta-feira (22) o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e secretários de estado para discutir a proposta para o pagamento da dívida de Minas Gerais com a União. A sugestão também foi entregue ao presidente Lula e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em encontro no Palácio do Planalto nesta terça-feira (21). O presidente do Senado vem intermediando a negociação do estado com o governo federal.

Hoje a dívida de Minas Gerais com a União gira em torno de R$ 160 bilhões. De acordo com Pacheco, a proposta inclui a antecipação de créditos e o encontro de contas, e vai permitir o efetivo pagamento da dívida, preservar os ativos públicos do estado, além de não sacrificar os servidores:

— Entreguei ao governador aquilo que entreguei ontem ao presidente Lula, que é uma proposta de composição entre União e estado. Acredito que o governador gostou da ideia e já imediatamente vai tratar com o ministro Fernando Haddad a respeito dos termos dessa composição. Estamos dando encaminhamento para pagamento efetivo dessa dívida, diferente do que ocorre pelo regime de recuperação fiscal — explicou Pacheco após a reunião.

Segundo o presidente do Senado, o governo de Minas Gerais, o Congresso, a assembleia legislativa de Minas e o governo federal estão unidos para tentar resolver a questão o quanto antes, já que o Supremo Tribunal Federal (STF) determina que até 20 de dezembro haja a adesão ao regime de recuperação fiscal ou que o estado efetue o pagamento da dívida.

— Estamos correndo contra o tempo. Estamos todos no mesmo barco para resolver o quanto antes o problema da dívida – alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)