CDH aprova incentivo à inclusão digital de idosos

Da Agência Senado | 08/11/2023, 17h41

A Comissão de Direitos Humanos (CDH) aprovou nesta quarta-feira (8), em votação simbólica, o projeto (PL 3.167/2023) que estabelece a inclusão digital dos idosos como estratégia prioritária da Política Nacional de Educação Digital. O projeto do senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) recebeu voto favorável do relator, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e agora será analisado pela Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD).

O PL 3.167/2023 acrescenta, entre os eixos de inclusão digital previstos na Lei 14.533, de 2023, o desenvolvimento das habilidades digitais das pessoas idosas, com o objetivo de capacitá-las para a criação de conteúdos digitais, a comunicação, o uso seguro de ferramentas tecnológicas e a resolução de problemas.

É importante estimular a capacitação digital desse grupo etário, para que mantenha sua autonomia e possa vivenciar um processo saudável de envelhecimento”, justifica Pontes, na proposta.

Para o relator, o projeto “é humanista, por respeitar a dignidade da pessoa idosa. É perspicaz, por antever a necessidade de inclusão digital de todos. É legal, por dar vazão a comando do Estatuto da Pessoa Idosa que já conta com vinte anos em vigor.”

Na discussão da matéria, Nelsinho saudou a sensibilidade de Pontes sobre a importância da conectividade da terceira idade, inclusive no enfrentamento de males como depressão e síndrome do pânico.

— Muitas das vezes essa conectividade tira do isolamento a pessoa idosa, faz ela interagir com os amigos e os parentes. Nada mais necessário, até por uma questão de saúde.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)