Sessão celebra 40 anos da Associação Brasileira de Automação

Da Agência Senado | 30/10/2023, 12h23

Uma sessão especial no Plenário do Senado celebrou, nesta segunda-feira (30), os 40 anos da Associação Brasileira de Automação (GS1 Brasil), uma organização sem fins lucrativos que trabalha para promover a automação comercial e a adoção do código de barras. A GS1 foi criada em 1983 e tem 58 mil associados.  

Autora do requerimento para a homenagem, a senadora Leila Barros (PDT-DF) destacou que a GS1 estimula a rastreabilidade fiscal de bens comercializados, promovendo maior eficiência na administração pública; a verificação da origem e dos meios usados na produção de alimentos, medicamentos e artigos médicos; a realização de procedimentos para a consolidação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305, de 2010) e o combate à falsificação e ao contrabando de produtos. 

— Os números nos dão muito orgulho e mostram o trabalho de excelência feito pela instituição. Nos últimos 40 anos, a GS1 Brasil vem se tornando referência no que se refere às ações junto à administração pública, trazendo eficiência e modernidade à atuação de nossos gestores — afirmou Leila. 

Presidente do GS1, João Carlos de Oliveira reforçou o compromisso da instituição, hoje com 58 mil associados, de contribuir com o ramo de negócios. 

—  GS1 faz parte de um sistema global que promove padrões que facilitam a comunicação com o mercado, conectando mais de 2 milhões de empresas em 150 países. A cada ano aumenta nossa participação nos fluxos internacionais de trabalho. Temos muitos motivos para comemorar. 

Secretário de Estado do Governo do Distrito Federal e vice-presidente de relações governamentais da GS1 Brasil, José Humberto Pires de Araújo ressaltou o apoio da instituição, que tem 58 mil associados, a projetos que contribuem para a melhora na gestão de processos e o emprego de novas tecnologias em diversos setores da economia. Além de atribuir o código de barras que identifica produtos, a associação fornece às empresas uma rede de sincronização de dados, em âmbito global, para a padronização de processos e a consultoria em projetos de rastreabilidade e sustentabilidade em 40 setores como saúde, economia circular, varejo e comércio eletrônico. 

— Estamos presentes em mais de 150 países, ajudando empresas desde 1973, quando o primeiro código de barras foi usado. A GS1 exerce grande papel no setor produtivo e de consumo. Caminhamos de mãos dadas com o setor comercial, industrial, aperfeiçoando processos, serviços e soluções. É um local de aprendizado e compartilhamento, ambiente que move ideias, conhecimentos e experiências. Seguimos “casados” com a tecnologia e em busca de novos serviços que ajudam a gerar emprego e desenvolvimento para a sociedade, sendo essa a paixão que me move — declarou. 

Parceria

O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Georges Seigneur, afirmou que os 40 anos de atividades do GS1 demostram o bom funcionamento do diálogo de empresas particulares com o setor público. De acordo com ele, o código de barras permite, por exemplo, que a população mapeie produtos, ajudando a reduzir o chamado custo Brasil. 

— É importante ressaltarmos a parceria entre setor público e privado, com vistas à melhoria na entrega [dos serviços], na inovação, na eficiência, transparência e gestão. Tudo isso está envolvido na sessão de hoje, que mostra como esses 40 anos do GS1 foram fundamentais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)