Reportagem da Agência Senado sobre educação é finalista de prêmio de jornalismo

Da Agência Senado | 09/08/2023, 12h08

A reportagem "Plano Nacional de Educação entra na reta final sem cumprir a maioria das metas", da Agência Senado, foi finalista na categoria Nacional/escrito do 6ª Prêmio ABMES de Jornalismo. A premiação da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) ocorreu na noite desta terça-feira (8) em Brasília, com a participação do ministro da Educação, Camilo Santana, e do senador Izalci Lucas (PSDB-DF).

Este ano, foram 290 inscrições de todas as regiões do país, um recorde segundo a ABMES. A Agência Senado disputou o prêmio concorrendo com séries de matérias publicadas pelos jornais Folha de S.Paulo, que foi a vencedora, e Correio Braziliense.

— Já é uma vitória ser finalista. A equipe da Agência tem se desdobrado para fazer a cobertura legislativa intensa este ano e ainda consegue produzir pautas especiais de muita qualidade, concomitantemente. É um orgulho ver esse reconhecimento do trabalho de qualidade que fazemos todos os dias — afirmou Paola Lima, diretora da Agência Senado.

A matéria especial foi escrita pela repórter Paula Pimenta, com edição de fotos e vídeo do Bernardo Ururahy, infografia de Bruno Bazílio e Diego Jimenez e edição de Ricardo Koiti Koshimizu. Publicada em 17 de fevereiro, a reportagem mostra o que aconteceu com Plano Nacional de Educação (PNE) ao longo da década em que está em vigor e os desafios que esse instrumento essencial das políticas públicas educacionais enfrentou, principalmente, nos últimos três anos, com a pandemia de covid-19.

— É muito gratificante mostrar como uma lei aprovada pelo Congresso impactou a sociedade ao longo dos anos. Discutir a educação no país é essencial, ainda mais revelando os projetos em tramitação no Senado que vão afetar a vida de milhões de crianças e jovens pelos próximos dez anos. É importante repensar o novo PNE, de forma a analisar criteriosamente o que precisa ser feito para que as metas sejam realmente cumpridas e impactem de forma positiva na vida dos estudantes brasileiros — ressaltou Paula Pimenta.

Veja a matéria completa aqui.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)