Importância da Embrapa para agropecuária será debatida na CMO

Augusto Castro | 08/08/2023, 18h37

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou, nesta terça-feira (8), dois requerimentos de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF). O primeiro é para realização de audiência pública sobre a importância Embrapa para o desenvolvimento da agropecuária nacional e as novas perspectivas da área (REQ 4/2023 CMO). A reunião será agendada.

O senador sugere que sejam convidados para o evento a presidente da Embrapa, Silvia Maria Fonseca Silveira Massruhá; o presidente do Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, Marcus Vinicius Vidal; a secretária de Inovação e Desenvolvimento Sustentável do Ministério da Agricultura, Renata Bueno Miranda; e o deputado Pedro Lupion (PP-PR), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária.

Izalci afirma que, em 50 anos de existência, a Embrapa ajudou a transformar a agricultura brasileira, sendo reconhecida internacionalmente por iniciativas em prol da segurança alimentar e nutricional da população. 

— Nem sempre ela é contemplada com os recursos orçamentários necessários — lamentou Izalci.

A presidente da CMO, senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), registrou que a Embrapa foi responsável pelo desenvolvimento da tecnologia do algodão colorido no seu estado, a Paraíba. 

O senador Chico Rodrigues (PSB-RR) disse que a Embrapa teve seu orçamento diminuído nos últimos anos, apesar do sucesso nacional e internacional da empresa.

Também apoiaram o requerimento para audiência pública sobre a Embrapa os deputados Sidney Leite (PSD-AM), Carlos Henrique Gaguim (União-TO), Bohn Gass (PT-RS), Marx Beltrão (PP-AL), José Rocha (União-BA), Sérgio Souza (MDB-PR) e Geraldo Resende (PSDB-MS).

Ciência

O outro requerimento de Izalci aprovado (REQ 5/2023 CMO) pede audiência pública para debater “a importância da ciência e a percepção pública sobre o tema”. Serão convidados a presidente da Academia Brasileira de Ciências, Helena Bonciani Nader; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Renato Janine Ribeiro; e a secretária de Políticas e Programas Estratégicos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, Márcia Cristina Bernardes Barbosa.

Também serão convidados o divulgador científico Átila Iamarino, a professora da USP Roseli Lopes, e representante da empresa 3M. O deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA) apoiou a iniciativa de Izalci.

“A ciência é a força motriz da inovação, que por sua vez é o caminho pelo qual grandes problemas são solucionados. Recentemente, vivemos a pandemia do novo coronavírus, e nunca foi tão fácil perceber a imprescindibilidade da ciência na vida das pessoas”, registra Izalci no requerimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)