Jayme Campos defende parte dos fundos constitucionais para pequenas empresas

Da Agência Senado | 17/05/2023, 15h49

Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (16), o senador Jayme Campos (União-MT) informou que protocolou um projeto que direciona  às pequenas e microempresas um percentual de 25% das operações de crédito dos Fundos Constitucionais do Norte (FNO), do Nordeste (FNE) e do Centro-Oeste (FCO).

O senador destacou que a Lei dos Fundos Constitucionais de Financiamento (Lei 7.827, de 1989prevê tratamento preferencial às atividades produtivas de pequenos e microprodutores rurais e pequenas e microempresas. No entanto, as instituições financeiras que repassam os recursos não são obrigadas a cumprir o que estabelece a norma.  

— O nosso projeto pretende sanar essa falha. É fundamental desburocratizar e democratizar o acesso ao crédito no nosso país, como política de Estado, para a retomada do desenvolvimento — disse.

O senador afirmou ainda que o projeto reforça o papel dos fundos constitucionais, preservando a política pública de geração de emprego e renda "nos setores mais desfavorecidos", com o acesso ao crédito a taxas subsidiadas para a reparação dos desequilíbrios regionais.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)