Senado fará sessão para celebrar 10 anos do Estatuto da Juventude

Da Agência Senado | 16/05/2023, 20h45

O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (16), três requerimentos que pedem a promoção de sessões de homenagem, entre eles o RQS 46/2023, do senador Paulo Paim (PT-RS), para sessão especial com o objetivo de celebrar os dez anos do Estatuto da Juventude (Lei 12.852, de 2013).

De acordo com o pedido, “buscar uma interlocução com os jovens é fundamental para que eles lutem pelos seus direitos, ocupem seus espaços na educação, no mercado de trabalho, no desenvolvimento como cidadão que faz parte de uma sociedade em busca constante dos espaços democráticos para colaborar com o desenvolvimento do país”.

Já o RQS 51/2023, da senadora Leila Barros (PDT-DF), pede sessão especial para comemorar o Dia Mundial do Desporto Olímpico, celebrado anualmente em 23 de junho. Para a senadora, “o movimento olímpico é fundamental para inspirar as novas e as velhas gerações” para a prática de esportes.

“O esporte é uma ferramenta poderosa de inclusão e transformação social e econômica. As práticas esportivas têm o poder de educar e desenvolver nossa juventude. Além disso, o esporte representa um aliado nas políticas públicas voltadas para saúde, bem-estar e cidadania para a sociedade em geral”, afirma Leila no requerimento.

Também foi aprovado o RQS 171/2023, do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para sessão especial a fim de comemorar o aniversário de 80 anos da criação do Território Federal do Amapá, que foi transformado no estado do Amapá pela Constituição de 1988.

No pedido, Randolfe explica que o território foi criado em 13 de setembro de 1943 pelo então presidente da República Getúlio Vargas.

“Comemorar a criação do meu amado Amapá é rememorar a história do nosso Brasil. Amapá é um lugar de diversidades culturais refletidas na sua arte, na sua música, na sua culinária, na sua vegetação e relevo, mas, principalmente, em seu rico e querido povo”, justifica Randolfe no requerimento.

As datas das homenagens em Plenário serão agendadas pela Secretaria-Geral da Mesa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)