Paim defende projeto de igualdade salarial entre homens e mulheres

Da Agência Senado | 10/05/2023, 17h50

Em pronunciamento no Plenário, nesta quarta-feira (10), Paulo Paim (PT-RS) destacou o Projeto de Lei 1.085/2023, já aprovado na Câmara e que será enviado ao Senado, que trata da igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.

O senador apresentou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que mostram que as brasileiras ganham, em média, 78% da média salarial dos homens. Paim destacou ainda que no caso das mulheres negras o cenário é mais grave, pois elas recebem menos da metade do salário dos homens que não são negros. 

— A igualdade salarial entre homens e mulheres é uma luta antiga, eu diria, da humanidade. O Brasil está entre aqueles que não admitem mulher e homem, na mesma função, na mesma atividade, com o mesmo salário. Felizmente, estamos avançando, agora, na justiça social. Tenho certeza de que o Senado vai aprovar, porque já aprovou por duas vezes — declarou. 

O senador falou sobre o novo salário mínimo anunciado pelo governo, no valor de R$ 1.320, e destacou o projeto de lei que reestabelece a política de valorização real do salário, enviado pelo presidente Lula ao Congresso Nacional (PL 2.385/2023).   

Segundo Paim, o texto representa um avanço para economia do país, depois de anos sem reajuste. Ele destacou que, de acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário mínimo tem impacto na vida de 54 milhões de pessoas, o que representa 25,4% da população brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)