Dorinha celebra aprovação de projeto que viabiliza piso da enfermagem

Da Agência Senado | 27/04/2023, 09h53

A senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) celebrou, em pronunciamento na quarta-feira (26), a aprovação do projeto que garante recursos para apoiar estados e municípios no pagamento do piso nacional da enfermagem, que vai atender enfermeiros, auxiliares de enfermagem, parteiras e profissionais que lidam diretamente no atendimento à saúde (PLN 5/2023).

Dorinha ressaltou que é necessário cuidado para garantir não só o piso, mas também uma carreira que passa por investimento, informação e condições de trabalho. Para a senadora, é preciso lutar para garantir que o profissional bem formado e valorizado, com piso salarial e com carreira, esteja apto para atender à população da melhor forma.

— É preciso não só manter, mas ampliar o atendimento. Essa é a nossa responsabilidade. Que o piso da enfermagem seja uma oportunidade de resgate da categoria, que todos nós sempre respeitamos, mas logicamente a pandemia escancarou para todos nós a importância desses profissionais, que, muitas vezes, pelas baixas condições de trabalho, por salários muito baixos, porque essa é a realidade do Brasil, se obrigam a fazer tripla jornada, saindo de uma posição de um hospital para um outro hospital, para um outro atendimento — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)