Subcomissão do Senado sobre ensino médio aprova plano de trabalho

Da Agência Senado | 18/04/2023, 20h18

A subcomissão temporária do Senado criada para debater e avaliar o ensino médio no Brasil aprovou seu plano de trabalho nesta terça-feira (18). Além disso, definiu a senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO) como a relatora do grupo.

O plano de trabalho foi sugerido pela presidente da subcomissão, senadora Teresa Leitão (PT-PE). O texto prevê a realização de sete audiências públicas, com a primeira marcada para 26 de abril, além de uma pesquisa de opinião pública — que seria implementada pelo DataSenado — sobre a percepção de "desafios e perspectivas para o ensino médio". O plano também prevê visitas parlamentares a escolas públicas de ensino médio. 

— As visitas ajudarão na identificação dos limites e das perspectivas (...), contrastando situações consideradas satisfatórias com aquelas consideradas críticas, em cada sistema visitado, nas cinco regiões do país, com calendário a ser definido pela subcomissão — disse Teresa.

Relatório final

As atividades descritas no plano de trabalho devem ser realizadas entre abril e julho. De acordo com o texto, o relatório final deve ser apresentado em julho — e sua votação na subcomissão está prevista para agosto.

Mão de obra

Ao ressaltar a importância da subcomissão, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) defendeu o "aprimoramento do ensino para qualificar mão de obra para o mercado", inclusive com a participação de empreendedores e startups.

— Nós temos uma realidade triste dos nossos jovens, pois pouco mais de 20% estão no ensino superior. Os demais, 78%, 79%, estão fora da escola. Nós temos hoje, na área de tecnologia, 700 mil cargos que não têm pessoal qualificado para ocupar. Isso a gente percebe que não é só na tecnologia; em vários segmentos nós não temos, de fato, a mão de obra qualificada.

A subcomissão

Essa subcomissão foi criada no âmbito da Comissão de Educação do Senado (CE), a pedido da senadora Teresa Leitão. O grupo tem prazo de 180 dias para realizar seus trabalhos.

Joás Benjamin sob supervisão de Patrícia Oliveira

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)