Kajuru critica paralisação e obras públicas inacabadas

Da Agência Senado | 18/04/2023, 17h09

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) chamou atenção, em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (18), para as obras públicas inacabadas no país. Segundo o parlamentar, o dinheiro desperdiçado envergonha a administração pública brasileira e é “um paradoxo inaceitável em país tão carente de investimentos”.

Kajuru afirmou ter encaminhado requerimento ao Ministério da Educação com pedido de informação sobre as obras pactuadas por municípios goianos com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo ele, o pedido é decorrente de matérias na imprensa sobre a existência de 67 obras paralisadas na área da educação, além de 59 obras inacabadas e o cancelamento de 346 projetos.

O senador ressaltou que não poderia se omitir diante da gravidade da situação e que precisa saber o motivo técnico que levou a paralisação das obras, a situação do processo administrativo e a possibilidade de repactuação para uma possível retomada das obras, além de conhecer em detalhes as justificativas sobre os projetos cancelados.

Causa mais espanto o fato de que a maioria das obras paralisadas, segundo o TCU [Tribunal de Contas da União], é de um setor prioritário para o Brasil, ou seja, a educação. É um verdadeiro absurdo, um tapa na cara da sociedade brasileira. Também se destacam negativamente as obras nas áreas de saúde, saneamento e infraestrutura de transportes. De acordo com o levantamento do Tribunal de Contas da União, o percentual de obras públicas paralisadas no Brasil chegou a 38,5%.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)