Rodrigo Cunha defende medidas nas redes sociais para conter violência nas escolas

Da Agência Senado | 12/04/2023, 11h40

Preocupado com os recentes casos de violência nas escolas, o senador Rodrigo Cunha (União-AL) lamentou, em pronunciamento na terça-feira (11), que o ambiente escolar, antes visto como seguro, tenha se transformado em local que gera a sensação de terrorismo, fato que deixa pais e estudantes apreensivos.

O senador lembrou que há um ano e meio chegou a sugerir a prefeitos de municípios alagoanos a retirada de grades e muros das escolas para aproximá-las da comunidade onde se localizam. No entanto, o que hoje se vê, acrescentou, é a necessidade de elevar os muros e pedir que a polícia esteja presente dentro desses estabelecimentos.

O parlamentar aproveitou para cobrar das plataformas das redes sociais medidas que impeçam a divulgação de conteúdos violentos para crianças e adolescentes.

— Não basta dizer apenas que os pais são os responsáveis e devem ficar atentos às redes sociais. É verdade, sem dúvida nenhuma, mas a tecnologia está aí para isso. Quando querem vender a camiseta do time de futebol que foi campeão no dia anterior, eles conseguem chegar dez vezes no feed daquele usuário. Então, quando eles se derem conta de que aquele usuário está tendo um comportamento nocivo, um comportamento que o pode levar  a uma linha mais agressiva, as redes sociais têm, sim, totais condições de fazer o seu papel, não só de passar a informação correta, mas de desestimular o comportamento agressivo — argumentou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)