Frente parlamentar contra legalização de jogos de azar abre trabalhos nesta quarta

Da Agência Senado | 11/04/2023, 17h32

O Senado instala nesta quarta-feira (12) a Frente Parlamentar por um Brasil sem Jogos de Azar. O grupo foi criado pela Resolução do Senado 13/2022, após aprovação de um projeto (PRS 11/2022) de autoria do senador Eduardo Girão (Novo-CE). Depois de começar os trabalhos, às 14h30, a frente vai eleger sua mesa diretora e deliberar sobre seu estatuto.

O objetivo do novo grupo é “promover debates e adotar iniciativas que desestimulem os jogos de azar e combatam suas consequências nefastas para a sociedade”. Poderão participar da frente senadores e deputados federais. 

Em sua justificação, Girão associa os jogos de azar a práticas como lavagem de dinheiro, sonegação fiscal, evasão de receitas, corrupção de agentes públicos e geração de ambiente favorável ao vício em jogo.

“A legalização dos jogos de azar resultará em custos para a sociedade muito superiores a qualquer benefício. Mais, os benefícios serão privados para os operadores da jogatina, enquanto os custos serão para a sociedade como um todo. Os argumentos dos que defendem os jogos de azar destacam apenas o lado positivo e não levam em conta os efeitos negativos”, salienta Girão.

O relator do PRS no Plenário do Senado foi o senador Jorge Kajuru (PSB-GO). A reunião será na sala 6 da Ala Nilo Coelho do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)