Kajuru sugere semana dedicada à saúde mental nas escolas

Da Agência Senado | 29/03/2023, 15h46

Em pronunciamento nesta quarta-feira (29), o senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou projeto de sua autoria que determina que os estabelecimentos de educação básica instituam uma semana dedicada à saúde mental no calendário escolar (PL 542/2021). Segundo Kajuru, a proposta tem a finalidade de difundir informações, esclarecer sobre o tema e prevenir comportamentos de risco.

O texto, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei. 9.394, de 1996), já foi aprovado no Senado e está na Comissão de Educação (CE) da Câmara dos Deputados.

— A informação é um dos principais bens sociais do mundo atual. Bem informar a comunidade escolar sobre saúde mental talvez possa ter o condão de ajudar até na prevenção de episódios trágicos como o registrado esta semana na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, na cidade de São Paulo — disse Kajuru.

O parlamentar afirmou que a maioria dos transtornos mentais surgem até os 18 anos de idade, período que compreende a maior parte da vida escolar dos indivíduos. Segundo ele, especialistas reconhecem que, muitas vezes, os sinais de distúrbios na saúde mental de crianças e adolescentes surgem no ambiente escolar, onde também se encontram algumas de suas causas ou agravantes. Para Kajuru, uma das principais metas pedagógicas dessas instituições deve ser o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos.

O senador também citou pesquisa realizada em 30 países pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que revelou que um em cada três jovens entrevistados afirma ter sido vítima de bullying online, e que um em cada cinco saíram da escola devido ao cyberbullying e à violência.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)