Senadores prestam homenagem a vítimas de ataque em escola de SP

Da Agência Senado | 27/03/2023, 18h25

Na sessão não deliberativa desta segunda-feira (27), os senadores fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de um ataque a faca em uma escola pública de São Paulo (SP). A homenagem foi sugerida pelo senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP). Ele lamentou a tragédia e exaltou a importância da educação. Para Marcos Pontes, é preciso "um olhar mais cuidadoso com as escolas", desde a infraestrutura até questões de segurança. O senador Styvenson Valentim (Podemos-RN), que presidia a sessão, lamentou a morte da professora Elizabeth Tenreiro e pediu a pronta recuperação dos feridos.  

O ataque ocorreu logo no início da manhã, na Escola Estadual Thomazia Montoro, que fica no bairro Vila Sônia, na capital paulista. Um aluno de 13 anos esfaqueou a professora Elizabeth e outras cinco pessoas: três professores e dois alunos. A professora, de 71 anos, chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos. Os outros feridos foram encaminhados a hospitais da região. O adolescente autor do ataque foi imobilizado por uma professora até a chegada dos policiais. Ele foi apreendido e encaminhado a uma delegacia.

Vários senadores foram às redes sociais lamentar o ocorrido. O senador Giordano (MDB-SP) disse que “tamanha tragédia nos deixa sem palavras”. Aos familiares da professora Elizabeth e dos outros feridos, ele externou seus “profundos sentimentos”. A senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) se disse “chocada” com o ataque e registrou sua “solidariedade às famílias, aos alunos" e seus "pêsames aos entes da professora Elisabete Tenreiro, que faleceu”. A senadora ainda pediu que “as autoridades apurem o caso com atenção e que as vítimas recebam todo o acolhimento”.

Veja, abaixo, a manifestação de outros senadores sobre a tragédia

Alessandro Vieira (PSDB-SE)

"Nossa solidariedade aos alunos, pais e professores da Escola Thomazia Monteiro, em SP. Lamentável o ataque de um aluno que provocou a morte de uma professora. É preciso colocar em prática o apoio psicossocial nas escolas e agir de forma assertiva em casos de bullying. O PL 3.383/2021, de minha autoria e aprovado no Senado, garante apoio a alunos, professores e toda a comunidade escolar. São muitas as ações necessárias para resolver o problema complexo da violência nas escolas. Implementar este apoio é uma delas."

Plínio Valério (PSDB-AM)

"Que tragédia! Minha solidariedade aos familiares e alunos da professora Elizabeth."

Flávio Bolsonaro (PL-RJ)

"Meus sentimentos aos familiares da profª Elisabete, vítima de ataque em escola de SP. O agressor, 13 anos, também feriu outras quatro pessoas. Precisamos falar da redução da maioridade penal, onde sou autor de PEC sobre o tema."

Humberto Costa (PT-SP)

"O discurso de ódio tem consequências. Hoje, um adolescente atacou uma escola, em São Paulo. Uma professora morreu e outras quatro pessoas ficaram feridas. Precisamos combater a intolerância, o preconceito e as mentiras com ainda mais rigor para que cenas assim não se repitam. Toda a solidariedade à família da professora Elisabeth Tenreiro e aos demais profissionais e estudantes da escola Thomazia Montoro."

Fabiano Contarato (PT-ES)

"Minha solidariedade às famílias das vítimas deste atentado em São Paulo que chocou o país. O Congresso Nacional precisa agir para evitar tragédias como esta. É urgente aumentar, na lei, o tempo de internação do adolescente infrator, conforme define meu Projeto de Lei (PL) 3.030/2019. O novo prazo deve ser fruto de intenso debate, e passa também pela melhoria do sistema socioeducativo."

Paulo Paim (PT-RS)

"Notícia muito triste. Lamentamos o ataque de um estudante de 13 anos, portando uma faca, na Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, cidade de São Paulo. Uma professora morreu e cinco pessoas ficaram feridas. Nossa solidariedade."

Randolfe Rodrigues (Rede-AP)

"O mundo precisa de mais pessoas como a prof. Elisabeth, vítima fatal da violência que acometeu a E. E. Thomazia na manhã de hoje. Elisabeth amava samba, defendia a ciência e não poupava carinho a seus alunos. Deixo um abraço apertado à família e aos alunos."

Soraya Thronicke (União-MS)

"Lamento profundamente o atentado ocorrido na Escola Thomazia Montoro, em SP. É triste ver que um lugar de aprendizado se tornou um cenário de uma tragédia. Meus sentimentos aos familiares das vítimas. Que Deus possa confortar os corações de todos."

Efraim Filho (União-PB)

"Notícia desoladora do ataque em Thomazia Montoro, SP. O diálogo e a educação têm um papel importante na prevenção e combate ao bullying e à violência entre os mais jovens. Famílias, escolas e poder público, é uma responsabilidade de todos para estar sempre atentos ao tema que tem gerado tantas tragédias. Meus sentimentos à família da professora Elizabeth Tenreiro."

Izalci Lucas (PSDB-DF)

"Meus sentimentos à família da professora Elisabete Tenreiro, que foi vítima de um ataque brutal na escola estadual em São Paulo. É lamentável que uma educadora sofra tamanha violência em um ambiente que deveria educar e proteger."

Teresa Leitão (PT-PE)

"Expresso minha solidariedade à comunidade escolar da Escola Estadual Thomazia Montoro, em SP, vítimas da violência em um espaço que deveria ser seguro. Minha solidariedade especial à família da professora Elisabete Tenreiro, que acordou para dar aula e não voltará para casa."

Laércio Oliveira (PP-SE)

"Recebi com muita tristeza a notícia da morte da professora Elisabeth Tenreiro, após ataque em escola estadual de São Paulo. Manifesto meu luto e solidariedade aos amigos e familiares, e desejo pronta recuperação aos alunos e professores feridos no triste incidente."

Vanderlan Cardoso (PSD-GO)

"Fiquei muito triste com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Est. Thomazia Montoro, em São Paulo. O mais chocante é saber que o ataque partiu de um adolescente de 13 anos. Peço a Deus que conforte o coração de todos e, principalmente, que proteja nossas crianças." 

Daniella Ribeiro (PSD-PB)

"Lamento profundamente a tragédia ocorrida em São Paulo, onde uma professora morreu e outras pessoas ficaram feridas após ataque de um aluno. Precisamos com urgência de políticas voltadas para prevenção do bullying e da violência no ambiente escolar. Uma dor que assola o país!"

Eduardo Braga (MDB-AM)

"Um começo de semana aterrorizante em SP, com esse ataque a facadas dentro de uma escola estadual. Desejo rápida recuperação aos feridos e presto toda a minha solidariedade aos familiares da professora que, infelizmente, não resistiu."

Rogério Carvalho (PT-SE)

"É triste começar a semana com duas notícias chocantes: Primeiro, um "pai" com a filha no colo agride um jogador do Caxias. A segunda, um atentado em uma escola pública, deixa três professoras e um aluno ferido. Precisamos resgatar o amor e a solidariedade nos corações brasileiros!"

Magno Malta (PL-ES)

"Com profundo pesar recebo a notícia da tragédia ocorrida hoje em uma escola da zona sul de São Paulo. Minhas orações estão com as famílias das vítimas e com todas as pessoas afetadas por esse crime hediondo. Criminosos, de qualquer idade que seja, não podem ficar impunes."

Flávio Arns (PSB-PR)

"O atentado na Escola Estadual Thomazia Montoro (SP) reforça a necessidade de debatermos políticas públicas efetivas para erradicar a violência no ambiente escolar. É um trabalho intersetorial, com as famílias, as escolas e a comunidade. A sociedade deve dar o exemplo de paz."

Jorge Kajuru (PSB-GO)

"Tenho projetos contra essas barbaridades: violência nas escolas e invasão em estádios de futebol!"

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)