Styvenson critica alto índice de evasão escolar

Da Agência Senado | 23/03/2023, 15h06

Em pronunciamento nesta quinta-feira (23), Styvenson Valentim (Podemos-RN) chamou a atenção para o alto índice de evasão escolar no país. O senador citou estudo realizado pela Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica (Ipec), em agosto de 2022, que revelou que 2 milhões de brasileiros entre 11 e 19 anos de idade, que ainda não haviam terminado a educação básica, deixaram as escolas. Segundo ele, a pesquisa mostra que a exclusão escolar afeta principalmente os mais vulneráveis.

O parlamentar destacou a segunda etapa do Censo Escolar da Educação Básica, em 2021, que revelou que o Rio Grande do Norte está em segundo lugar no ranking nacional de abandono escolar. Segundo ele, de cada 100 estudantes potiguares, apenas 59 completam o ensino médio  aos 19 anos, e somente 85,5% concluíram o ensino fundamental aos 16 anos. Styvenson ainda afirmou que, entre 2020 e 2021, o número de matrículas em Natal caiu 1,7% no ensino fundamental e 3,8% na educação infantil.  

O senador ressaltou que as facções criminosas se aproveitam da realidade dos jovens de forma traiçoeira e os recrutam para o mundo do crime. Styvenson defendeu a adoção de escolas cívico-militares e enfatizou que esse modelo é um exemplo de educação para combater crimes e dar uma boa perspectiva de cidadãos para a sociedade.

— Lembro que não se mexe no programa pedagógico. O que ocorre é uma melhoria na sua gestão, na qualidade de ordem e disciplina dentro do ambiente escolar e da segurança pública também. Segundo levantamento feito pelo MEC, em 2021, 85% dos gestores relataram redução nas faltas e na evasão, e 65% apontaram diminuição nos índices de violência escolar; 61% afirmaram que houve melhora na administração da escola e para 77% o ambiente de trabalho melhorou — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)