Senado cria comissão para discutir políticas públicas sobre hidrogênio verde

Da Agência Senado | 14/03/2023, 19h46

O Senado criou nesta terça-feira (14), por iniciativa da Presidência da Casa, comissão especial com a finalidade de debater políticas públicas sobre hidrogênio verde. O objetivo é fomentar o ganho em escala dessa tecnologia de geração de energia limpa no Brasil e fomentar políticas sobre o tema.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, ressaltou a relevância do tema e desejou boa sorte à comissão especial, que ainda não definiu a data de sua primeira reunião.

—  Essa comissão especial será muito importante para debater um tema muito importante para o Brasil, que é a tecnologia do hidrogênio verde  afirmou.

A comissão especial será presidida pelo senador Cid Gomes (PDT-CE), que destacou a importância do hidrogênio verde como alternativa ecologicamente correta no uso de combustíveis.

— O hidrogênio é certamente uma das grandes alternativas para o consumo de gases combustíveis que geram carbono e que, portanto, estão contribuindo para o efeito estufa. O hidrogênio é combustível, mas não gera carbono e, obviamente, a partir do momento em que se instalar a rede no país, poderemos ter alternativa ecologicamente correta  afirmou o senador.

A comissão especial terá, como membros titulares, os senadores Otto Alencar (PSD-BA), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Fernando Dueire (MDB-PE), Luís Carlos Heinze (PP-RS), Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Rodrigo Cunha (União-AL). O colegiado terá como suplentes os senadores Ciro Nogueira (PP-PI) e Eduardo Girão (Novo-CE) e, ainda, a senadora Eliziane Gama (PSD-MA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)