Paim cobra medidas para evitar crise humanitária com os povos indígenas

Da Agência Senado | 09/02/2023, 12h16

O senador Paulo Paim (PT-RS) alertou sobre a crise humanitária que atinge os ianomâmis e também afeta outros povos indígenas. Em pronunciamento na quarta-feira (8), o parlamentar cobrou das autoridades a garantia constitucional que assegura a demarcação definitiva de seus territórios.

Ao citar dados da ONG Instituto Socioambiental, Paim destacou que atualmente mais de 60 povos indígenas são ameaçados pelo aumento de doenças e por desnutrição, assassinato, derrubada de florestas e poluição de rios, além da prática do garimpo ilegal, que aumentou significativamente nos últimos anos.  

Para o senador, os não são fatos isolados. Ele disse que são necessárias medidas urgentes para evitar que a tragédia humanitária gere a destruição dessas comunidades, como a que está acontecendo com o povo ianomâmi.

— Uma tragédia humanitária é o que nós vimos acontecer com essa nação. Ataque frontal, sim, à vida, aos direitos humanos, à sensibilidade, ao respeito à nossa gente. Há, evidentemente, uma ação programada com a intenção de destruir os povos originários. É só vermos quantos eram e quantos são hoje. A maior prática é o descaso, é a omissão, a desconstrução de políticas públicas, a redução de fiscalização, entre outros. Isso tudo, senhoras e senhores, chama-se genocídio — afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)