Aprovado projeto que institui o Dia Nacional da Música e Viola Caipira

Da Agência Senado | 09/11/2022, 19h12

O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) projeto de lei que institui o Dia Nacional da Música e Viola Caipira, a ser comemorado anualmente em 13 de julho. Relatado pelo senador Izalci Lucas (PSDB-DF), o PL 399/2019 será encaminhado à sanção presidencial.

A escolha do dia 13 de julho para a instituição da data comemorativa alude ao nascimento de Cornélio Pires, jornalista, escritor, folclorista e importante etnógrafo da cultura caipira e do dialeto caipira. Autor de mais de duas dezenas de livros, Cornélio procurou neles registrar o vocabulário, as músicas, os termos e as expressões usadas pelos caipiras. Foi por intermédio dele que, em 1928, as primeiras gravações dos genuínos caipiras foram transformadas em discos.

— A música caipira é genuinamente brasileira e mostra toda a riqueza da diversidade cultural nacional e regional. A viola caipira é o símbolo dessa tradição que mantém raízes profundas na cultura brasileira. Como bem argumenta o autor da proposta, o gênero musical possui grande valor para preservação da memória popular do interior do país, uma vez que suas letras são o registro histórico e artístico da vida do homem do campo e de sua relação com a natureza — destacou Izalci na leitura de seu relatório.

O texto já havia sido aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) em agosto de 2021.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)