Página especial resgata história parlamentar de Darcy Ribeiro no ano de seu centenário

Da Redação | 11/10/2022, 13h08

Para comemorar os 100 anos de nascimento de Darcy Ribeiro, em 26 de outubro, a Agência Senado fez um resgate histórico. Reuniu em uma página especial reportagens, vídeos e fotos sobre a atuação de Darcy como senador. Mais conhecido como antropólogo e historiador, teve a atividade parlamentar marcada pela relatoria da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

— Neste ano de centenário, pessoas diferentes, de veículos diferentes, contam vários pedaços da trajetória dele. Acredito que nós, o Senado, somos os contadores naturais da parte parlamentar dessa história — defende Guilherme Oliveira, jornalista idealizador das reportagens especiais.

Ao lado dos colegas Rodrigo Baptista e André Fontenelle, empenhou-se durante o primeiro semestre de 2022 na pesquisa. O ponto de partida foi o livro autobiográfico Confissões, lançado em 1997, ano do falecimento de Darcy.

Conciliando a cobertura diária com as visitas ao Arquivo do Senado, o trio conheceu pessoas e histórias. Uma dessas pessoas é a Rosa Maria Vasconcellos, que trabalhou com o ex-senador e ajudou em parte da pesquisa. Ela virou personagem de uma das matérias, em que retrata o gabinete como uma espécie de embaixada cultural e acadêmica. Contou, ainda, que o parlamentar era uma pessoa alegre, receptiva e expansiva, sempre com uma história para contar.

Não é de se espantar, portanto, que o antigo gabinete de Darcy tenha, até hoje, desenhos feitos por Oscar Niemeyer em uma de suas paredes. Sim, o arquiteto de Brasília deixou sua marca diretamente nas paredes do escritório enquanto conversava sobre a construção da cidade com o amigo. Os traços permanecem preservados por um vidro e ganharam o status de obra de arte.

O espaço continua em uso. Alan Silva, diretor do Museu do Senado, foi quem narrou esse caso, agora disponível em vídeo na página especial.

Atuação ampla

Antes de se tornar senador, cargo que assumiu com quase 70 anos, Darcy Ribeiro já se destacava como antropólogo, historiador, sociólogo e escritor. Foi também ministro da Educação de 1962 a 1963, e ministro da Casa Civil durante o governo de João Goulart.

Como parlamentar, ficou marcado na história por ter relatado dois projetos de grande relevância: a LDB, considerada um dos blocos fundadores do Brasil pós-1988, e a emenda constitucional que derrubou a proibição de universidades contratarem professores estrangeiros.

Para saber mais curiosidades e conhecer a atuação de Darcy Ribeiro no Senado, visite a página especial da Agência Senado. A curadoria do projeto é de Valter de Azevedo. A edição multimídia é de Bernardo Ururahy. O projeto visual é de Cássio Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)