Fundador do SAMU deve ir para a diretoria da ANS

Da Agência Senado | 05/04/2022, 15h03

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, nesta terça-feira (5), a indicação do médico Jorge Aquino Lopes para a diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Durante a sabatina, Aquino Lopes destacou ter sido um dos pioneiros da instalação no Brasil do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), há cerca de 20 anos.

— Fui fundador do primeiro SAMU do Brasil. Na oportunidade discutimos inclusive o nome e que número de telefone iria ganhar. Inauguramos esse primeiro SAMU no bairro de Campo Grande e Santa Cruz, zone oeste do Rio de Janeiro — informou o médico.

A CAS ainda aprovou nesta terça a indicação do advogado Daniel Meirelles para a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Meirelles é hoje assessor especial do Ministério da Saúde e substituto eventual do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento.

Em sua trajetória, destacam-se os cargos ocupados na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), onde foi diretor-adjunto de Desenvolvimento Setorial e coordenador de Ajuste de Conduta. O advogado também frequentou cursos como o de Liderança Inovadora em Saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele também é conselheiro do Grupo Hospitalar Conceição (RS).

A análise das indicações de Aquino Lopes para a diretoria da ANS e Daniel Meirelles para a diretoria da Anvisa ainda precisam ser aprovadas em Plenário pelo Senado, para que possam ser efetivadas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)