Sancionada lei que dá a Campo Grande o título de Capital Nacional do Chamamé

Da Agência Senado | 29/03/2022, 09h35

A cidade de Campo Grande (MS) passou a ser reconhecida como a Capital Nacional do Chamamé, estilo de música popular de origem guarani. A Lei 14.315, que confere o título, está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (29). O reconhecimento teve origem no Projeto de Lei (PL) 4.528/2019, aprovado pelo Senado em fevereiro

O chamamé tem origem no nordeste da Argentina, nas províncias entre os Rios Paraná e Uruguai, região conhecida como “Mesopotâmia argentina”. No Brasil, se popularizou nos estados de Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul. Também se espalhou para o Paraguai e o Uruguai. 

Relator da proposta, o senador Nelsinho Trad (PSD-MS) esclareceu que o nome do gênero vem da língua dos povos guaranis e significa “improvisação”. O chamamé é tocado, tradicionalmente, com violões e bandoneon, e é acompanhado por dança. 

— O chamamé se tornou popular em Campo Grande, onde adquiriu características próprias. Não demorou muito para que entusiastas organizassem grupos de intérpretes em várias cidades, principalmente na capital do estado — recordou Nelsinho, no dia da aprovação da matéria. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)