Mara Gabrilli chega a Genebra no sábado para acompanhar situação dos refugiados da Ucrânia

Da Agência Senado | 04/03/2022, 11h53

A senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) chega neste sábado (5) a Genebra (Suíça) para acompanhar as negociações sobre a situação dos refugiados afetados pelo conflito entre a Ucrânia e a Rússia. Designada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a parlamentar participa da 49ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mara Gabrilli integra a Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado e a Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) do Congresso Nacional. Ela pretende dar especial atenção à situação da comunidade brasileira afetada pelo conflito armado.

— O Senado se preocupa com a proteção dos cidadãos brasileiros que ainda estão na Ucrânia, em meio à atual agressão russa ao país. Quero acompanhar as tratativas em relação aos refugiados da guerra, bem como à retirada dos brasileiros, inclusive daqueles que possuem alguma deficiência e encontram inúmeras barreiras para fugir de conflitos armados. Como representante do Senado, me coloquei à disposição da Missão Permanente do Brasil junto à ONU em Genebra, para que possamos trabalhar juntos na defesa de nossos cidadãos em situação de extrema vulnerabilidade — destacou.

A senadora fica até o dia 27 de março em Genebra, onde também participa da 26ª Sessão do Comitê da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. A missão oficial é integralmente custeada pelas Nações Unidas.

Mara Gabrilli foi eleita em 2018 para compor o comitê, formado por peritos independentes na temática da pessoa com deficiência. O colegiado tem o objetivo de monitorar a Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e se reúne duas vezes por ano. O mandato da senadora brasileira no Comitê da ONU termina no final deste ano.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)