Confúcio relata reunião para articular criação de porto alfandegário na divisa com a Bolívia

Da Rádio Senado | 17/02/2022, 20h28

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) relatou nesta quinta-feira (17) sua participação em uma reunião virtual para tratar da aprovação de um porto alfandegário na cidade de Costa Marques, em Rondônia, que faz divisa com o Departamento do Beni, na Bolívia. Destacou a presença de algumas lideranças locais, além de representantes da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (Antt) e da Receita Federal.

Esclareceu que o objetivo maior do porto é encurtar caminhos e estreitar as relações comerciais entre o Brasil e a Bolívia. Segundo ele, o país vizinho poderá fornecer vários produtos necessários à agricultura brasileira, principalmente a ureia e o sal mineral, produzidos em abundância em solo boliviano. Lembrou que o Brasil, atualmente, compra ureia de países como Rússia e Bielorrússia, o que torna essa importação bem mais cara por conta distância, e por quê, perguntou, se temos a oportunidade de comprar aqui ao nosso lado!

— Com a instalação de um porto, uma balsa, de travessia sazonal, duas vezes por mês, abre-se a preconizada passagem, que contará com a presença do Ministério da Agricultura e da Receita Federal para assistirem e realmente fazerem a fiscalização desses negócios. Em que isso vai beneficiar o Brasil? Com esses produtos saem beneficiados o Mato Grosso, a Rondônia, o Acre, o Amazonas, todos eles estados altamente produtores em termos de agro, boi e agricultura familiar brasileira — argumentou Confúcio Moura.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)