Soraya Thronicke defende projetos que garantem mais proteção às mulheres

Da Rádio Senado | 10/02/2022, 20h15

Ao expressar dor e indignação pelo fato de apenas este ano Mato Grosso do Sul já registrar 8 casos de feminicídio, a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS) defendeu, em pronunciamento, nesta quinta-feira (10), a aprovação de três projetos de sua autoria que podem aumentar a proteção de mulheres e evitar que novos casos desse tipo de crime e de violência doméstica e familiar continuem a acontecer no país.

O PL 2450/2019 permite que o defensor da ofendida ou a autoridade policial possam dar ciência ao agressor de medidas protetivas de urgência, previstas na Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), agilizando a comunicação de intimações, explicou a senadora.

Já o PL 1813/2021 obriga o poder público a oferecer curso de defesa pessoal às mulheres em situação de violência doméstica e familiar. Por fim, Soraya Thronicke citou o PL 1928/2021, que autoriza a comercialização, aquisição, porte e posse de spray de pimenta e arma de eletrochoque para defesa pessoal em todo o país.

— E eu já pude testemunhar como é que funciona. Te dá tempo para você conseguir se defender ou conseguir correr e buscar socorro. E o mais interessante é que essas armas não-letais ou menos letais são mais acessíveis à população, são mais baratas do que as armas letais — disse.

Soraya Thronicke ainda citou dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostram que a cada 6 horas e meia um feminicídio é registrado no país.

Para a senadora, o que mais chama a atenção é que ainda há quem duvide desse número. Ela acrescentou que, em 2020 e 2021, o Brasil passou a ocupar o quinto lugar no ranking mundial de casos dessa natureza.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)