Senadores lamentam morte de Olinda Bolsonaro, mãe do presidente

Da Agência Senado | 21/01/2022, 11h39 - ATUALIZADO EM 21/01/2022, 12h55

A mãe do presidente Jair Bolsonaro, Olinda Bolsonaro, morreu de causa ainda não divulgada na madrugada desta sexta-feira (21) em Registro (SP), aos 94 anos de idade. Ela estava internada desde segunda-feira (17). O anúncio do falecimento foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em suas redes sociais. O velório e enterro serão em Eldorado (SP), cidade a 52 quilômetros de Registro, onde Olinda morava.

Devido à morte da mãe, Jair Bolsonaro decidiu retornar ao Brasil e cancelar viagem oficial à Guiana. A viagem oficial incluiu também o Suriname, nesta quinta-feira.

"28/março/1927 - 21/janeiro/2022. Sra. Olinda Bonturi Bolsonaro. Com pesar o passamento de minha querida mãe. Que Deus a acolha em sua infinita bondade. Neste momento me preparo para retornar ao Brasil", foi a mensagem de Jair Bolsonaro no Twitter.

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lembrou a relação de carinho com a avó: "Vó, olhe por nós aí junto de Deus! Muito obrigado por tudo!".

Manifestações de senadores

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, se manifestou em suas redes sociais e transmitiu condolências aos familiares e amigos de dona Olinda. Ele foi um dos diversos senadores que externaram pesar pelo acontecimento.

"Meus sentimentos ao presidente Jair Bolsonaro em razão do falecimento de sua mãe, Olinda Bolsonaro, ocorrido nesta sexta-feira. Estendo minhas condolências aos demais familiares e amigos. Que Deus conforte a todos!", publicou Pacheco.

Confira as manifestações de outros senadores:

Vanderlan Cardoso (PSD-GO): "Com consternação, eu e minha esposa Izaura Cardoso recebemos a notícia da morte da mãe do presidente Jair Bolsonaro, dona Olinda. Ela tinha 94 anos e estava internada no Hospital São João, interior de SP. Deus dê conforto a toda a família Bolsonaro pela perda de sua matriarca."

Roberto Rocha (PSDB-MA): "Meus sentimentos ao presidente Jair Bolsonaro pelo falecimento de sua mãe, dona Olinda. Que o Espírito Santo de Deus, na sua infinita bondade, console o coração de cada um dos familiares. À família Bolsonaro, meu abraço fraterno. Força, presidente!"

Luis Carlos Heinze (PP-RS): "Faleceu nesta madrugada a senhora Olinda Bolsonaro, mãe do presidente Jair Bolsonaro. Deixo aqui todo meu carinho à família neste momento de perda e profunda dor. Força, presidente!"

Telmário Mota (Pros-RR): "Me solidarizo com a dor do presidente da República, Jair Bolsonaro, que nesta madrugada perdeu sua mãe, Olinda Bolsonaro, 94 anos. Tenho certeza de ela está em paz, ao lado do Pai. Que Deus possa fortalecer a fé do presidente e sua família nesse momento de despedida e saudade."

Elmano Férrer (PP-PI): "Lamento a morte da senhora Olinda Bonturi Bolsonaro, mãe do presidente Jair Bolsonaro. Neste momento de dor, envio minha solidariedade ao presidente. Que Deus console sua família. Manifesto meu sentimento de pesar ao presidente Jair Bolsonaro pelo falecimento de sua mãe, dona Olinda, aos 94 anos. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos."

Angelo Coronel (PSD-BA): "Manifesto meu sentimento de pesar ao presidente Jair Bolsonaro pelo falecimento de sua mãe, dona Olinda, aos 94 anos. Que Deus conforte o coração de todos os familiares e amigos."

Fernando Collor (Pros-AL): "Envio a nosso presidente Bolsonaro e à família meu profundo sentimento de pesar pela morte de sua mãe, dona Olinda Bolsonaro. Que Deus a receba em sua eterna glória."

Lucas Barreto (PSD-AP): "Nossos sinceros sentimentos de pesar ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pela perda de sua mãe, dona Olinda Bolsonaro, ocorrida hoje. Que Deus, na sua infinita bondade, conforte seu coração e seus familiares."

Eliziane Gama (Cidadania-MA): "Externo minhas condolências ao presidente Bolsonaro e à família pelo falecimento de sua mãe, ocorrido hoje. Que Deus conforte a todos."

Daniella Ribeiro (PP-PB): "Meus sentimentos ao presidente da República, Jair Bolsonaro, pelo falecimento da sua mãe, dona Olinda. Que Deus conforte e fortaleça a todos os familiares neste momento de dor."

Nelsinho Trad (PSD-MS): "Recebo com grande pesar a notícia do falecimento de dona Maria Olinda Bolsonaro, aos 94 anos. Meus sentimentos ao presidente Jair Bolsonaro e sua família. Peço que Deus a acolha e conforte os corações de luto."

Marcos do Val (Podemos-ES): "Com pesar, recebo a notícia do falecimento da mãe do presidente Bolsonaro, senhora Olinda Bonturi Bolsonaro, aos 94 anos. Que Deus a receba em sua morada e dê força e entendimento aos que ficam, sobretudo aos familiares. Deixo aqui meus sinceros sentimentos. Força, presidente!"

Jorginho Mello (PL-SC): "Ao presidente e amigo Jair Bolsonaro e família, meus sentimentos pela difícil perda. Que o coração de todos encontre conforto nesta hora de dor e consternação. Que Deus, em sua infinita bondade, receba dona Olinda para seu descanso e que dê forças para todos."

Wellington Fagundes (PL-MT): "É com pesar que recebo a notícia da morte da dona Olinda Bolsonaro, mãe de nosso presidente. Externo minhas condolências a todos os familiares e que Deus conforte seus corações!"

Eduardo Braga (MDB-AM): "Lamento a partida da mãe do presidente Jair Bolsonaro, Dona Olinda. Deixo aqui meus sinceros sentimentos a todos os amigos e familiares."

Alvaro Dias (Podemos-PR): "Nossos sentimentos e condolências a toda família Bolsonaro pela perda de dona Olinda Bonturi."

Romário (PL-RJ): "Meus sinceros sentimentos ao presidente Bolsonaro pela perda da sua mãe, dona Olinda Bolsonaro. Essa é uma perda insubstituível, para a qual nunca estamos preparados. Que Papai do Céu conforte o coração de toda família."

Alessandro Vieira (Cidadania-SE): "Manifesto meus sentimentos pelo falecimento da senhora Olinda, mãe do presidente Jair Bolsonaro. Peço que Deus console a família."

Confúcio Moura (MDB-RO, licenciado): "Com pesar recebo a notícia da morte de Olinda Bonturi Bolsonaro, nesta sexta-feira, aos 94 anos, após sofrer paradas cardiorrespiratórias. Olinda é mãe de Jair Bolsonaro. Que Deus a receba em sua paz celestial. Minha solidariedade ao presidente, aos familiares e amigos."

Plínio Valério (PSDB-AM): "Meus sentimentos ao presidente Jair Bolsonaro, Flávio Bolsonaro e a todos os familiares pela perda da matriarca dona Olinda."

Eliane Nogueira (PP-PI): "Quero expressar minhas condolências ao presidente Jair Bolsonaro, que perdeu sua querida mãe, dona Olinda. Nesta hora, espero que haja conforto no coração do presidente, assim como está escrito no Salmo 34: 'O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido'". 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)