PEC dos Precatórios vai viabilizar Auxílio Brasil para 17 milhões de brasileiros, defende Bittar

Da Rádio Senado | 02/12/2021, 13h00

Em pronunciamento nesta quinta-feira (2), o senador Marcio Bittar (PSL-AC) disse que há bons motivos para que os senadores aprovem a proposta de emenda à Constituição (PEC) 23/2021, conhecida como PEC dos Precatórios, que está sendo analisada no Plenário. Aprovada, ela irá bancar o Auxílio Brasil, que beneficiará a população mais carente, defendeu o senador. 

Bittar destacou que a proposta permitirá ao governo federal pagar o Auxílio Brasil de R$ 400 mensais, beneficiando aproximadamente 17 milhões de brasileiros. Para o senador, não é verdadeiro o argumento, usado por alguns, de que a aprovação da PEC seria um “calote” do governo federal para não pagar os precatórios.

— É uma demagogia falar que isso é uma quebra de contrato. Estados e municípios já gozam dessa prerrogativa, que a União agora está pedindo. E isso se parece com a situação de um pai ou mãe de família que tem um problema: o orçamento doméstico caiu porque alguém ficou desempregado, porque houve uma pandemia que ainda está acontecendo. Ele vai chegar ao comércio da esquina, à mercearia da esquina, e vai dizer ao dono: "Olha, eu lhe devo, mas não posso pagar tudo este ano porque eu tenho que comer". É a mesma coisa que o governo federal está dizendo — declarou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)