Marcio Bittar celebra centenário da chegada ao Brasil do Frei Egídio Moscini

Da Rádio Senado | 02/09/2021, 20h35

Em pronunciamento nesta quinta-feira (2), o senador Marcio Bittar (MDB-AC) celebrou o centenário da chegada ao Brasil do Frei Egídio Moscini. O parlamentar também parabenizou a Ordem Religiosa Servos de Maria, da qual Moscini fez parte.

Bittar lembrou que Egídio Moscini nasceu em Valentano, na Itália, em 1884, e chegou ao Brasil em 1921, após uma viagem de cerca de três meses até Rio Branco, capital do Acre.

— Frei Egídio foi muito estimado e admirado, e marcou a vida de centenas de pessoas. Tornou-se um exemplo vivo de fé, humildade, simplicidade, trabalho, espírito de oração e dedicação aos mais fracos — declarou.

O senador ressaltou ainda que o frade trabalhou por 12 anos em missões nas cidades de Rio Branco, Sena Madureira e Xapuri, todas no Acre. Destacou também que, em 1933, Egídio Moscini foi para o Rio de Janeiro e, em 1947, para Santa Catarina, onde faleceu em 1976, aos 92 anos.

— A cidade de Turvo, em Santa Catarina, fundada e colonizada por imigrantes italianos, é hoje uma potência na produção de arroz e tem como patrono da agricultura familiar Frei Egídio, pois, mesmo idoso, ele cuidava diariamente de uma horta que servia a muitos jovens carentes e vocacionados, e também dava orientações para os pequenos produtores que o procuravam.

Bittar também elogiou os membros dos grupos Memorial Frei Egídio Moscini e Os Meninos de Turvo, de Santa Catarina, "pelo trabalho que vêm realizando para manter viva a memória de Frei Egídio".

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Pronunciamento Senador Marcio Bittar