Girão diz que CPI da Pandemia atua como 'tribunal da inquisição'

Da Rádio Senado | 15/07/2021, 18h44

Em pronunciamento nesta quinta-feira (15), o senador Eduardo Girão (Podemos-CE) afirmou que a CPI da Pandemia teve, em suas primeiras 37 sessões, um "viés politiqueiro", antecipando o debate eleitoral de 2022. Ao fazer um balanço das atividades da comissão, em sua última sessão antes do recesso legislativo, o parlamentar disse que a CPI decepcionou o povo brasileiro.

— Muitas vezes escandalizou você, a população brasileira, o cidadão de bem, pela condução extremamente agressiva, desrespeitosa, um tribunal de inquisição mesmo — afirmou.

Girão disse, no entanto, ter esperanças de que o recesso legislativo de duas semanas e o contato dos membros da comissão com suas bases nos estados provoquem uma reflexão sobre os erros e excessos cometidos, trazendo mudanças quando forem reiniciados os trabalhos.

Nesse sentido, considerou fundamental que sejam investigados os indícios de corrupção em estados e municípios com o dinheiro liberado pelo governo federal para o combate à pandemia do coronavírus. Ele novamente concentrou suas críticas no Consórcio Nordeste, integrado pelos governos estaduais da região. E também condenou o que qualificou de interferências do Supremo Tribunal Federal nos demais poderes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)