Paim chama a atenção para o aumento do abuso e exploração sexual de crianças

Da Rádio Senado | 27/05/2021, 14h34

Em pronunciamento nesta quinta-feira (27), o senador Paulo Paim (PT-RS) destacou que o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes cresceu durante a pandemia. De acordo com ele, na maioria dos casos os abusadores são da família da vítima ou conhecidos.

O senador afirmou que é muito difícil descobrir o abuso infantil por várias razões, sendo a principal delas o medo da vítima em denunciar o autor do crime. Paim ressaltou que é importante dar atenção ao comportamento e aos relatos da criança para que se possa encontrar o agressor.

— O comportamento apresentado pela criança ou adolescente muitas vezes esconde que são vítimas de violência sexual. Infelizmente, por trás desse crime há um machismo e uma cultura cheia de tabus, que promove ao mesmo tempo a sexualização precoce. As vítimas na maioria da vezes não sabem nem o que é o abuso sexual.

Paim citou ainda dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que mostram que  a cada hora quatro meninas menores de 13 anos são violentadas e estupradas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)