Fávaro pede à Câmara votação de uso de aviões agrícolas para o combate de incêndios florestais

Da Rádio Senado | 18/05/2021, 17h53

O  senador Carlos Fávaro (PSD-MT) apelou em pronunciamento nesta terça-feira (18) em favor da votação, com urgência, pela Câmara dos Deputados, do projeto PL 4.629/2020, de sua autoria, que autoriza e regulamenta o uso de aviões agrícolas para o combate de incêndios florestais. O texto já foi aprovado pelo Senado. Para o senador, o uso desses aviões poderia ter ajudado a combater os incêndios do Pantanal no ano passado. 

Fávaro enfatizou que a proposta, aprovada no dia 1º de outubro pelo próprio Senado, é relevante nesse momento que antecede a seca na região, porque poderá evitar maiores danos à fauna e à flora, destruídas nos grandes incêndios ocorridos em 2020.

Ele disse aind, que conta com total apoio do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). Segundo ele, não há, nesse período, atividades agrícolas na região e as aeronaves estão inoperantes. Portanto, disse o senador, pode ser uma alternativa viável para ajudar previamente na proteção ambiental, além de oportunizar trabalho a essa atividade econômica em tempo de estiagem, como no atual, na região.

— Queria fazer um apelo à deputada Bia Kicis (PSL-DF), presidente da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania [da Câmara], para que designe um relator para dar seu parecer e levar ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, desse modo, a colocar o assunto em pauta ainda este mês, de tal forma que possa ser sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, e [assim] dispormos dessa ferramenta para o mais rapidamente possível começar a combater os incêndios florestais — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)