Alessandro pede à CGU informação sobre instabilidade no Portal da Transparência

Da Redação | 27/01/2021, 10h47

O senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) protocolou nesta quarta-feira (27) ofício direcionado ao ministro da Controladoria-Geral da União (CGU), Wagner de Campos Rosário, solicitando informações sobre instabilidade verificada no Portal da Transparência entre terça e quarta-feira. Segundo o senador, a queda ocorreu logo após a repercussão sobre o aumento de gastos do governo federal com alimentos em 2020. No documento, Alessandro questiona se a queda no sistema do portal teve razões objetivas e se as bases de dados foram afetadas. Caso a resposta seja positiva, o senador quer saber as causas e justificativas.

Para Alessandro, a interrupção de acessos ao Portal da Transparência aumenta a suspeita sobre os gastos do Executivo, que tiveram aumento de 20% em 2020. Na terça (26), o senador e os deputados federais Tabata Amaral (PDT-SP) e Felipe Rigoni (PSB-ES) protocolaram representação no Tribunal de Contas da União (TCU) contra a Presidência da República a respeito do assunto. Em nota à imprensa, Alessandro destacou que o básico da boa gestão é fazer boas escolhas, “dentro dos princípios da eficiência e da moralidade”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Senado Agora
15h32 Comissão de Fiscalização e Controle: O senador Reguffe (Podemos-DF) foi eleito presidente da Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC) para o período 2021-2023. O senador Marcos do Val (Podemos-ES) foi eleito vice-presidente dessa comissão.
12h37 Comissão de Relações Exteriores: Por aclamação, a senadora Kátia Abreu (PP-TO) foi eleita presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) para o período 2021-2023.
11h57 Eleição CDH: O senador Humberto Costa (PT-PE) foi eleito por aclamação presidente da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para o período 2021-2023. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) é o novo vice-presidente.
Ver todas ›