Para Veneziano, promulgação do novo Fundeb é vitória de toda sociedade

Da Rádio Senado | 01/09/2020, 15h26

Em pronunciamento nesta terça-feira (1), o senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) afirmou que a promulgação do novo Fundeb uma vitória não apenas dos professores e dos estudantes, mas de toda a sociedade brasileira. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação foi aprovado por unanimidade pelo Senado no dia 25 de agosto.

O senador destacou o fato de que agora o Fundeb se torna permanente, por meio de uma emenda inserida na Constituição (EC 53), quando antes se tratava de algo provisório, que venceria em dezembro. Outro ponto importante, segundo ele, é que o governo federal aumentará de forma escalonada os investimentos no fundo de 10% para 23%, até 2026.

Veneziano também afirmou ser fundamental que 5% dos investimentos da União sejam reservados à educação infantil, creche e pré-escola, o que é indispensável para a boa formação das crianças. O senador também citou o aumento do investimento na valorização dos professores de 60% para 70%.

— O novo Fundeb, inserido na Constituição Federal, nos permitirá ter novas esperanças sobre o futuro educacional do nosso país — afirmou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)